quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Rubem Alves


O que é que se encontra no início? O jardim ou o jardineiro? É o jardineiro. Havendo um jardineiro, mais cedo ou mais tarde um jardim aparecerá. Mas, havendo um jardim sem jardineiro, mais cedo ou mais tarde ele desaparecerá. O que é um jardineiro? Uma pessoa cujo pensamento está cheio de jardins. O que faz um jardim são os pensamentos do jardineiro. O que faz um povo são os pensamentos daqueles que o compõem.
—Rubem Alves, 2002______________*


2 comentários:

  1. Grande Rubem Alves, um dos expoentes da Teologia da Libertação, doutrina cristã que eu tanto admiro; esta que não nega as outras crenças, nem os homens, nem a Terra.
    Bom, sobre a reflexão do escritor, nem tenho o que falar, simplesmente magnífico, ratificando o que falei acima, uma vez que o não menosprezo ao jardineiro é a exaltação do homem, o qual cria, o qual cuida, o qual ama!
    Sobre seu blog Carla, gostei muito e vou seguir.
    Continue escrevendo, sei que escreves pelo mesmo motivo que qualquer um escreve: por tristeza, por algo que incomoda, por inquietação! Como diria o próprio Rubem Alves: "Ostra feliz não faz pérola".
    Acredita em mim agora?

    ResponderExcluir
  2. Nunca desacreditei em você Osnar, mais nem sempre concordei. Sobre o poema sou a favor de todo tipo de liberdade seja ela religiosa ou mesmo afetiva, a liberdade que faz o homem ser mais humano menos individualista. Fico feliz porque você gostou do blog, até porque tudo que escrevo aqui são pedaços de mim, são sentimentos mesmo sendo eles inexistentes. O poder das palavras não se explica se sente, que os leitores sintam também. Muito obrigada!

    ResponderExcluir